Um pouco sobre nós
As atividades do SENAI de São Miguel do Oeste iniciaram no ano de 1978, através da RESOLUÇÃO nº 27/78, do Conselho Regional do SENAI SANTA CATARINA, de 22 de setembro de 1978, onde foi criada a Agência de Treinamento de São Miguel do Oeste.
Em 11 de Março de 1988, a SEDE própria foi inaugurada (onde está instalada hoje) tornando-se uma Escola de Aprendizagem tendo como principal atividade, a formação de menores aprendizes nas áreas de Mecânica Geral, Eletricidade Industrial e Marcenaria.
A partir de 1996, intensificaram-se as atividades de Assessoria Técnica e Tecnológica (ATT), chamada hoje de Serviços Técnicos e Tecnológicos (STT), através de Projetos de Consultoria e Assessoria, objetivando a promoção de melhorias tecnológicas nos processos produtivos e no Sistema da Qualidade para as empresas da região do Extremo Oeste Catarinense.
Em Fevereiro de 1999 a Unidade começa um processo de consolidação como Instituição de Educação Profissional dando início a primeira turma do CURSO TÉCNICO EM ALIMENTOS, a qual teve a cerimônia de formatura realizada em 20 de julho de 2001. O segundo curso técnico da Unidade, foi o INDUSTRIAL com habilitação em ELETROMECÂNICA, iniciado em 19 de setembro de 2001. Hoje a unidade do SENAI/SC em São Miguel do Oeste oferece 8 cursos técnicos: Alimentos, Segurança do Trabalho, Eletromecânica, Eletrotécnica, Informática, Redes de Computadores e Manutenção e Suporte em Informática e Informática para Internet.
Em 2006, em parceria com a UNOESC, Universidade do Oeste de Santa Catarina, a unidade passou a ofertar o Curso Superior de Tecnologia em Laticínios na qual foram formadas duas turmas, uma em 2009 e 2010.
Com uma proposta inovadora desde 2007 o SENAI São Miguel do Oeste atua na modalidade de Ensino médio, em que os alunos cursam pela manhã o ensino regular e a tarde fazer um curso técnico. Tendo como grande diferencial formar os jovens para o mercado de trabalho.
Em 2009, com a ampliação das vagas oferecidas em cursos na modalidade de aprendizagem no SENAI/SC a unidade de São Miguel do Oeste passou a oferecer 7 cursos de aprendizagem industrial: mecânico de manutenção de máquinas em geral, eletricista de manutenção, desenhista mecânico, fabricação e conservação de alimentos, informática, mecânico de usinagem industrial e eletrônico de manutenção industrial. Mais tarde, em 2012 deixou de ofertar o curso de eletrônico de manutenção industrial devido a um reposicionamento de mercado.
Além de Educação Profissional o SENAI/SC São Miguel do Oeste, por meio da atuação em rede entre as unidades do SENAI/SC, atua em serviços técnicos e tecnológicos por meio de consultorias especializadas, objetivando a promoção de melhorias tecnológicas no processo produtivo e no sistema de qualidade para as empresas da região extremo oeste.
Em 2012, a unidade passou a ofertar cursos técnicos e cursos de Formação Incial e Continuada (FIC) pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Em 2013 a unidade planeja realizar cerca de 2.000 matrículas somente por meio do Pronatec.
Em 2013 o SENAI/SC São Miguel do Oeste completa 35 anos de história, desde 1978 comprometido com a formação profissional dos trabalhadores da indústria do extremo oeste catarinense.
O atendimento a indústria de Itapiranga acompanha a idade da unidade de São Miguel do Oeste, mas, nos últimos 10 anos os atendimentos intensificaram-se com a necessidade de haver uma unidade neste município.
No ano 2013 a unidade do SENAI em Itapiranga deverá registrar mais de 600 matrículas. Atualmente a unidade oferta turmas de curso de AI em Eletricista de Manutenção, AI em Informática, CT em Eletromecânica, CT em Manutenção de Computadores e CT em Eletrotécnica, além de cursos de qualificação profissional de curta duração.
A inauguração oficial desta unidade está aconteceu em 17 de maio de 2013, às 15h. As atividades da unidade em sua sede própria, parceria com a prefeitura municipal de Itapiranga, iniciou em fevereiro de 2013.
Em 2014 o SENAI em São Miguel do Oeste conquista mais uma importante marco em sua história, inaugurando em 10 de junho de 2014 a unidade em Maravilha/SC.
Em resumo a unidade tem 850 metros quadrados de área construída e é resultado de investimentos da instituição da ordem de R$ 600 mil em equipamentos e adequação da estrutura física. A prefeitura participa da iniciativa com a locação do imóvel. A estrutura é composta pelos laboratórios de tecnologia da informação e eletromecânica e alimentos. Além disso, o ambiente multiuso receberá laboratórios didáticos móveis. São equipamentos que atendem todos os setores industriais e podem ser deslocados no Estado, para atender necessidades específicas. Em 2014, a unidade realizará 500 matrículas, com possibilidade de crescimento nos anos seguintes, conforme a demanda.